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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54055

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Título: A fabricação da disciplina escolar Português
Autor(es): BUNZEN, Clecio
Palavras-chave: história das disciplinas escolares; língua materna; política linguística
Data do documento: 2011
Citação: BUNZEN, C. A fabricação da disciplina escolar Português. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 11, n. 34, p. 885–911, 2011. DOI: 10.7213/rde.v11i34.4513. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4513. Acesso em: 25 ago. 2022.
Abstract: O objetivo do presente trabalho é realizar uma breve reflexão sobre o surgimento e a ascensão da disciplina escolar Português, responsável pelo ensino formal da língua materna nas escolas. Nesse sentido, destacaremos discussões sobre a fabricação de um espaço/ tempo para que os alunos aprendam a se apropriar dos saberes escolares e metadiscursos sobre a língua escrita. Ao nos basear nos estudos sobre as disciplinas escolares, apresentamos uma interpretação sobre o surgimento da disciplina escolar Português (na escola secundária) no âmbito de uma política linguística iluminista dos séculos 18 e 19, que envolve aspectos dos processos de gramaticalização e escolarização da língua materna como um projeto imprescindível de identidade nacional. Em seguida, destacaremos alguns aspectos que reconfiguram a disciplina Português no século 20, com destaque para a construção dos programas oficiais e para a relação entre os estudos acadêmicos sobre o ensino de língua materna e as políticas públicas (PCN, PNLD, PNBE, etc.).
Descrição: As notas de rodapé foram disponibilizadas ao final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54055
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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BUNZEN. A fabricação da disciplina escolar. p. 885-911.pdf
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